Palavra do Discípulo – Não sejamos os tais “Crentes Chatos”

Texto base: João 2.1-11

 

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.

 

Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

 

Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

 

Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros. Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até à borda.

 

Então lhes disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Eles assim o fizeram,
e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

 

Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

 

 

Nesta passagem João nos conta sobre o primeiro milagre de Jesus: o milagre da transformação da água em vinho.

 

Existem vários entendimentos para esta passagem mas um detalhe me chamou a atenção, em João 2.2: “Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento”.

 

“Grande coisa, Jesus foi a um casamento, e espera-se que Ele esteja em todos mesmo!” Sim eu também pensei dessa forma, mas vamos dar atenção especial a alguns detalhes desta passagem.

 

Jesus estava apenas iniciando a sua caminhada de ensinamentos e uma de suas primeiras paradas foi em um simples casamento. “Mas eles não tinham trabalho a fazer? Não tinham uma missão?”.

 

Jesus era um homem simpático, feliz, alegre acima de tudo. E Ele podia ser arrogante se quisesse, afinal era o Filho do Deus vivo, mas não, Ele se assentou na mesa junto de todos, se mostrou assim com uma grande humildade. Seus discípulos também devem/deviam ser como Ele.

 

O fato de Jesus ter sido convidado para um casamento, antes mesmo de realizar qualquer milagre, mostra que a presença Dele era esperada naquele lugar. Jesus como homem era também querido por todos, era divertido, era (e continua sendo) bom estar junto Dele.

 

Naquela época as festas de casamento duravam dias e até semanas, o fato do vinho se acabar era uma tragédia e seria o fim da comemoração. Jesus em sua grande humildade se propôs a resolver esta situação e como prova realizou seu primeiro milagre: transformou água em vinho! E assim a festa, a comemoração e a ALEGRIA puderam continuar.

 

O que aconteceu conosco? Existe em nós esta alegria que Jesus mesmo como homem tinha? Será que as golas de nossas camisas ou os nós de nossas gravatas estão nos sufocando? Será que os bancos de nossas igrejas estão nos tornando enrijecidos? Porque não temos e demonstramos a mesma alegria que Jesus?

 

Somos os seus discípulos, devemos agir como Ele!

 

Um famoso escritor disse uma vez “Não há nada de mais belo do que distribuir a felicidade por muitas pessoas.”

 

Existe a necessidade de levarmos este Vinho Novo por onde andarmos. Andar com Jesus é a maior das felicidades, não sejamos os tais “crentes chatos”.

 

Deus vos abençoe!

 

Discípulo Bruno Tallarico

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share