A quem direcionar a oração?

olivia-snow-265289-1-1-1024x683

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome (…)” (Mt 6.9). Os discípulos viam Jesus orar constantemente e desejavam a mesma comunhão com Deus. Pediram então ao Senhor que lhes ensinasse a orar como João Batista ensinara aos seus discípulos. Esse pedido, é claro, agradou muito ao Senhor Jesus. E Ele lhes disse: “Portanto vós orareis assim (…)”. Esse modelo de oração nos traz a estrutura, ou melhor, como deve ser a nossa oração. E o primeiro ponto que o Senhor orienta é: a quem oramos, ou seja, quem recebe a nossa oração. Quem escuta e responde. A quem nos dirigimos em oração. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus.

Nossa oração deve ser dirigida ao nosso Pai celestial. Há muitas pessoas que oram dizendo: “Senhor Jesus…” e apresentam seus pedidos. É claro que o Senhor ouvirá e responderá, assim como os pais que ouvem seus filhos pequenos falarem com a pronúncia das palavras e a concordância verbal erradas, nem por isso deixam de atender aos seus pedidos. Quando o nosso filho Sérgio era bem pequeno, ele ainda não falava corretamente. Eu dizia que ele falava “em línguas”, ou que falava em “inglês”, mas eu sempre entendia o que ele queria. Sabia que ele estava pedindo água, ou com sono ou frio, ou que desejava pegar algo que estava longe de seu alcance, e eu lhe atendia com carinho. Da mesma forma, o Senhor, que é bondoso e fiel, responderá as nossas orações, mesmo que ainda não saibamos orar corretamente. Vemos como é simples orar e a quem nos dirigimos em oração: ao Pai.

Com essa pequenina introdução, Jesus nos mostrou Deus e o Seu caráter amoroso e misericordioso. Deus é Pai (Gl 4.6). Pai que ama (1Jo 4.8). Pai que ensina (Jo 6.45). Pai que está sempre presente (Salmo 139.7), como a sombra à nossa direita (Salmo 121.5), Pai que nos exorta e disciplina por causa de Seu grande amor para conosco (Hb 12.6). Deus é nosso Pai provedor (Mt 6.32-33): Ele sabe do que precisamos e nos ensina a pedir-Lhe o pão de cada dia. Isso não é para nos humilhar, mas para sabermos que toda provisão vem da fonte eterna, inesgotável, vem de Deus. Ele é nosso Pai, que nos conhece desde o dia em que fomos concebidos (Salmo 139.13) e sabe de todas as nossas lutas, dores, nossos questionamentos, limitações, medos, desejos, etc.

Deus é nosso Pai, que não somente conhece o nosso passado, mas está conosco no presente e conhece o nosso futuro. E, assim como os pais terrenos buscam o melhor para os filhos, pensam no seu futuro, buscam para eles um crescimento saudável e os orientam no melhor caminho para o seu futuro, muito mais que os melhores pais da terra possam fazer por seus filhos, o Senhor pode e quer fazer por nós. Por exemplo, a Palavra nos diz como Deus conduziu o povo de Israel no deserto: “Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim, só o Senhor o guiou […]” (Dt 32.11-12). As águias cuidam dos filhotes pequenos, os alimentam com desvelo, até que já estejam prontos para voar. Então, ela os empurra do ninho, localizado no pico dos montes mais altos, e os filhotes despencam pelo ar, sendo amparados pela mãe. Ela voeja abaixo deles e os traz em seu dorso ou acima de suas asas de volta ao ninho. Até que aprendam a voar sozinhos. Nosso Pai celeste cuida de cada um de nós com desvelo e carinho, e, mesmo que sejamos “empurrados do ninho”, para sair de nossa zona de conforto e buscar voar e experimentar a maturidade espiritual, o Senhor continua nos acompanhando e levando em Seu dorso ao lugar seguro.

Ao nos ensinar a orar, Jesus nos leva à segurança e paz que há na presença do Senhor. Somos conduzidos a confiar totalmente Nele e a experimentar o cumprimento de todas as Suas promessas feitas a nós. Se você não teve um pai terreno amoroso e bondoso, fiel e carinhoso, amigo e provedor, saiba que você tem um Pai celestial, que é tudo isso e infinitamente maior do que você possa imaginar. Portanto, ore ao Pai. Permita que sua alma descanse Nele, em Sua provisão, Seu amoroso cuidado, e desfrute de milagres nas pequenas coisas do dia a dia, como também de Seu grande poder em questões impossíveis. Deus é bom Pai. Confie Nele sempre e ore, dizendo: “Pai nosso que estás nos céus (…)”. Lembre-se que Ele reina sobre tudo, tem todo o poder, é majestoso, Sua grandeza é inescrutável, mas chegue-se a Ele com a intimidade de filho e sinta Sua mão forte e poderosa te acariciar e responder com Seu amor paterno.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share