Os dois irmãos trouxeram suas ofertas ao Senhor. A de Abel foi aceita, mas a de Caim foi rejeitada. Por que será? Caim não era idólatra. Acho que a idolatria ainda não tinha sido inventada. Sua oferta era para o verdadeiro Deus.
Caim ouvia a voz de Deus diretamente. Se ele estivesse aqui hoje, seria considerado profeta. Se nós estivéssemos lá, aprovaríamos sua oferta. Mas, por que Deus a rejeitou?
Deixemos que a Bíblia se explique. O texto de Hebreus nos diz que Abel, pela fé, ofereceu melhor sacrifício do que Caim, e foi declarado justo pelo Senhor.
Portanto, Deus vê além do ritual. Deus vê a fé e a justiça no coração. Caim trouxe uma oferta sem fé. João também nos diz que Caim pertencia ao Maligno (1Jo 3.12).
Portanto, antes de fazer, precisamos ser. Se somos de Deus, se temos fé e justiça em nossas vidas, nossas ofertas serão aceitas. João tocou neste assunto porque estava falando do relacionamento entre os irmãos na igreja. Ele mostrou que existem dois grupos: os que são como Abel e os que são como Caim.
Não adianta prestar culto a Deus e destruir os irmãos.