Mesmo que você vá e combata corajosamente, Deus o derrotará diante do inimigo, pois tem poder para dar a vitória e a derrota. II Crônicas 25.8
O capítulo 25 de II Crônicas conta a história do rei Amazias, de Judá. Foi a Amazias que Deus falou pela boca de um profeta as palavras transcritas acima. Deus disse que dariaderrota a Amazias; que Ele tem este poder: de dar vitória e dar derrota. A história de Amazias está na Bíblia para que não caiamos nos mesmos erros. Hoje, vamos aprender quatro atitudes que precisamos ter para receber vitória de Deus.
1º. Deus dá vitória a quem o serve de todo o coração.
O verso 2 registra que o rei Amazias fez o que o Senhor aprova, mas não de todo o coração. Quer dizer que ele tinha ressalvas no coração. Deus espera que o amemos e sirvamos de todo o nosso coração. Há um texto no Antigo Testamento que todo judeu devoto conhece de cor. Os judeus chamam este texto de shemá (que em hebraico significa “ouça”). É justamente o texto que nos manda amar a Deus de todo o nosso coração:
Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. (Dt 6.4 e 5).
2º. Deus dá vitória a quem semeia corretamente.
Você está vivendo hoje a colheita do que semeou no passado e viverá no futuro a colheita do que está semeando agora. É impossível colher aquilo para o qual não se semeou. Isto é um princípio espiritual. O rei Amazias investiu três toneladas e meia de prata para contratar cem mil soldados mercenários de Israel. Isto foi denunciado como um erro pelo profeta (v. 9). Aquela semeadura trouxe grandes prejuízos para Amazias, pois os próprios mercenários se voltaram contra ele e o roubaram. No verso 9, o profeta declara ao rei: “o Senhor pode dar-te mais do que isto”. Sim, o nosso Deus é riquíssimo e generosíssimo. Porém, Ele recompensa aqueles que semeiam corretamente.
Quem semeia incredulidade, inconstância, rebeldia, infidelidade, desonra… certamente não colherá vitória. O que você tem semeado atualmente?
3º. Deus dá vitória a quem ouve Sua Palavra.
Deus falou através de um profeta com Amazias no verso 7, sobre o erro de haver contratado os mercenários. Depois, no verso 15, o Senhor lhe advertiu novamente, acerta da loucura de adotar os deuses de Edom. Porém, a reação de Amazias à Palavra foi a pior possível. Inclusive, ameaçando o profeta de morte. Diante da sua recusa em ouvir a Palavra de Deus, a sentença que recebeu do profeta foi: Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho. (v. 16).
Não dar ouvidos aos mandamentos, princípios e conselhos de Deus expressos na Sua Palavra resulta em derrota. Se você que receber vitória da parte de Deus, acostume-se a ouvi-lo e obedecê-lo.
4º. Deus dá vitória a quem persiste em segui-lo.
O verso 27 registra: a partir do momento que Amazias deixou de seguir o Senhor… Ele deixou de seguir o Senhor e por isso colheu a conspiração por parte de pessoas próximas a ele, teve que fugir de Jerusalém e acabou morto. Infelizmente, não são poucas as pessoas que se tornam “crentes desviados” ou “afastados”. Desviado ou afastado é quem desiste, por alguma razão, de seguir o Senhor. A vitória em Deus é para os perseverantes. Se você encontra-se na situação de estar afastado, volte-se para Deus imediatamente.
Deus é poderoso para dar vitória e derrota. A vitória Ele dá para quem O ama e serve de todo o coração, que semeia devidamente, que ouve Sua Palavra e que persevera em seguir o Caminho. Certamente, Deus quer que você seja um vencedor. Faça a sua parte!