Cuide da grama

lifawpe9t8i-ricke-76-1024x678

A vida humana é frequentemente comparada na Bíblia a uma planta que precisa de cuidado para crescer. Assim, os Salmos 1 diz que a pessoa que medita na lei do Senhor é como a árvore plantada junto às águas. Jesus fala da semente da Palavra que cai em solo (coração) fértil e produz fruto. Paulo também compara a obra do Espírito Santo em nós a um fruto que produz amor, alegria, paz etc. Por outro lado, o mal, a desgraça e a perversidade são comparados a uma raiz, planta ou fruto amargo. Assim também o Reino e a Igreja são muitas vezes retratados como uma videira ou uma semente que precisa de cuidado.

ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO

Provavelmente por esse motivo as estratégias de crescimento de igreja se apoiam nessas figuras. Dois autores muito populares hoje enfatizam que a igreja é feita para crescer assim como uma planta. Rick Warren (A igreja com propósito) diz que a pergunta que todo pastor deve fazer não é “o que fará a nossa igreja crescer?”, e sim “o que está impedindo o crescimento de nossa igreja?”. Com isso ele quer dizer que, se a igreja não está crescendo, é porque algo está errado, há empecilhos bloqueando o seu crescimento. Em outras palavras, é preciso arrancar o mato. Semelhantemente, Christian Schwarz (O desenvolvimento natural da igreja) fala de “liberar o potencial natural que Deus já colocou na igreja” eliminando fatores que impedem o crescimento da igreja. Em ambos os casos, o esforço do pastor e da liderança será identificar os fatores que impedem o crescimento da igreja e zelar pela saúde da igreja.

De fato, uma das figuras mais comuns do povo de Deus na Bíblia é a da planta. No Antigo Testamento, Israel é frequentemente comparado a uma videira. No Novo Testamento, o Reino de Deus é uma semente, uma planta, uma videira. Por isso, também, a figura da planta é usada para tratar do crescimento da igreja.

NÃO SE PREOCUPE COM O MATO, CUIDE DA GRAMA

Em contraste com essa visão, gosto da abordagem de Leith Anderson (A church for the 21st century – Uma igreja para o século 21), um pastor e autor norte-americano menos conhecido do público brasileiro. Ele conta que anos atrás comprou uma casa durante o inverno na região norte dos EUA. Ele se preocupou em verificar se tudo estava funcionando na casa e nem pensou no gramado. Como sabemos, para o americano, o gramado da casa é muito importante. Quando chegou a primavera descobriram que a grama estava tomada de mato. Ele chamou uma empresa de jardinagem para ver o que fazer e dar um orçamento. A empresa nem quis pegar o serviço! O gramado estava em péssimas condições. Daria muito trabalho para restaurá-lo. Depois, um conhecido da igreja se ofereceu para passar um trator, arrancar tudo e plantar grama nova. Mas o pastor não estava pronto para um tratamento tão radical. Finalmente, ele consultou um velho fazendeiro, que lhe disse: “Não se preocupe em arrancar todo o mato. Cuide da grama, que a grama tomará conta do mato”. Foi o que ele fez. Demorou um tempo, mas o gramado foi revitalizado.

A vida tem muito disso. Estamos muitas vezes preocupados em tirar o mato, seja de nossa vida ou da igreja ou comunidade da qual participamos. Isso significa que gastamos boa parte do nosso tempo e esforço tentando eliminar os problemas que nos impedem de desenvolver ao máximo nosso potencial. Isso é muito lógico e parece fazer todo o sentido. Se estamos enfermos, precisamos saber o que está causando a enfermidade e eliminar aquilo. Mas, na realidade, mesmo conhecendo a causa, nem sempre conseguimos erradicá-la. Precisamos cuidar das defesas do corpo.

PARA NÃO PERDER DE VISTA A ALEGRIA

Na realidade pastoral isso significa também que o pastor gasta boa parte de seu tempo e de sua energia física e emocional com os problemas que afetam a saúde orgânica e espiritual da igreja e não lhe sobra tempo para cuidar da grama, de fazer as coisas agradáveis e se alegrar no crescimento daquelas pessoas que estão ansiosas por amadurecer na fé. Ficamos tomados pelos problemas e perdemos de vista a alegria da vida e do crescimento.

Não é diferente em nossa vida particular. Somos abatidos pelas dificuldades e problemas e nos esquecemos das coisas que nos alegram e das pessoas que desejam florescer. Se quisermos seguir o conselho do velho fazendeiro amigo de Leith Anderson, sugiro que neste ano que se inicia você invista seu tempo e energia cuidando da grama e ajudando-a a florescer.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share