“Comerás do fruto do teu trabalho, serás feliz e próspero” (Sl 128.2).
Quando estive em Israel, eu e o grupo percorremos estradas no deserto para chegar às cidades do roteiro turístico. Quando passamos pelo deserto Neguev, avistamos pastores de ovelhas e seus rebanhos. Que emocionante! A viagem foi incrível, mas ver a prática de uma das profissões mais antigas do mundo (Gn 4.2) foi surreal. A profissão continua impecável, sem interferência da tecnologia, e isso é importante para preservar a história bíblica.
O rei Davi, antes de ser um líder militar, músico e poeta, era pastor de ovelhas e desempenhava essa atividade com muita dedicação e responsabilidade, apesar da pouca idade. Quando recebeu a notícia e a unção para ser rei de Israel, ele voltou ao seu trabalho no campo, aguardando o tempo certo da profecia se cumprir. Do fruto do seu trabalho Davi foi recompensado.
A história de Rute é romântica e emocionante. Ela trabalhava no campo de Boaz, apanhando espigas, e, por desempenhar sua função com muita dedicação, foi observada pelo seu senhor. Boaz promoveu Rute para um outro local, onde ela ficaria apenas com as moças da fazenda e teria maior remuneração, alimentos e água. No final dessa história, Rute casou-se com Boaz; eles tiveram um bebê chamado Obede, que foi pai de Jessé e avô do rei Davi. Do fruto do seu trabalho Rute foi recompensada.
Quando fazemos além do que nos é direcionado, somos valorizados e recompensados.
“Fazei-o de todo o coração”
Na série brasileira adaptada do formato inglês “Undercover Boss”, grandes executivos de empresas aceitam o desafio de se disfarçar de funcionário e ir para a frente de trabalho operacional com o intuito de descobrir o que os seus “colegas” pensam a respeito da empresa e quais são as suas expectativas. Nos episódios, alguns funcionários são abordados pelo diretor disfarçado, e um deles se destaca em suas atividades. Ao ser questionado sobre o que faz, ele respondeu: “Amo o que faço, amo o meu trabalho e faço como se fosse ao Senhor“. No final do programa, foram exibidos alguns colaboradores sendo recompensados, e esse rapaz estava entre eles.
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”, diz a Palavra de Deus em Colossenses 3.23.
Por mais que nos sintamos desanimados e desmotivados, devemos dar bons frutos, ser bons profissionais, saber executar as tarefas e investir no conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Assim diz o Senhor: “O menor virá a ser mil, e o mínimo, uma nação forte; Eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente” (Isaías 60.22).
Creia que na hora certa o Senhor lhe recompensará. Que você possa ser próspero e dar bons frutos sempre!
Deus abençoe você!