Envolvidos num grande projeto

img

Os apóstolos saíram do Sinédrio alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. (Atos 5.41)

Inicie este estudo lendo com as pessoas presentes a sua célula a narrativa que encontra-se em Atos 5.33-41. Explique a eles que os apóstolos de Jesus estavam presos a mando das autoridades religiosas de Israel, que compunham um conselho de 70 anciãos, chamado de Sinédrio. Este conselho tinha autoridade reconhecida pelos romanos e podia, inclusive, condenar pessoas à morte por blasfêmia contra a Lei de Moisés.

  1.  Envolvidos num Projeto de Deus.

Um dos membros do Sinédrio, chamado de Gamaliel, tomou a palavra para alertar os demais sobre dois tipos de projetos: a) aqueles que são de origem puramente humana, mas que parecem ser de Deus; b) aqueles que procedem verdadeiramente de Deus (cf. vs. 38 e 39).

Ao referir-se aos projetos que são humanos, mas que por vezes são travestidos como se fossem do próprio Deus, Gamaliel citou dois exemplos. O primeiro deles, envolvia um certoTeudas, que chegou a arregimentar 400 pessoas, mas que não logrou êxito algum (vs. 35 e 36). O segundo, envolveu um certo Judas da Galiléia, que igualmente não obteve nenhum resultado (v. 37).

Gamaliel lembrou seus pares de que há projetos que procedem do próprio Deus e contra estes projetos não se deve lutar, porque fazendo isto se estará lutando contra o próprio Deus (v. 38). Sabemos que há pessoas que, infelizmente, se apressam a reputar ao próprio Deus a origem de planos que procedem tão somente de seus próprios corações. Um projeto que, realmente, procede de Deus, jamais deixará de cumprir Seus propósitos!

O maior projeto que Deus confiou aos seus servos é a Igreja de Cristo. O discípulo de Jesus é envolvido neste projeto de levar a mensagem do Reino de Deus ao máximo de pessoas e de discipular aos que recebem tal mensagem de coração.

  1.  Passando pelo teste da fidelidade.

De acordo com Atos 5.40-41, os apóstolos foram açoitados e receberam a ordem de nunca mais falarem no Nome de Jesus. Quando a Bíblia relata açoites, referia-se a severos castigos físicos: chicotadas, bofetadas, feridas, humilhações… Aqueles homens de Deus sofreram dores físicas e emocionais tremendas, com a finalidade de traumatizá-los a fim de que abandonassem o Projeto de Deus.

O verso 41 nos apresenta um maravilhoso testemunho de como devemos proceder frente aos testes que sofremos. Os apóstolos não se acovardaram, nem se permitiram traumatizar. Ao invés disto, alegraram-se no Senhor! Você precisa enfatizar junto aos seus discípulos esta lição: nenhuma dificuldade pode anular nossa alegria no Senhor.

Lembre-se do que Jesus mesmo ministrou no Sermão da Montanha, nas bem-aventuranças:Bem aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se se regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. (Mt 5.11-12).

Observe como Jesus deixa claro que provações são inerentes aos Projetos de Deus. Também notamos que a capacidade de suportar tais provações atrai recompensas dos céus.

Na Parábola do Semeador, Jesus explicou que há pessoas que aceitam participar do Projeto de Deus até começarem a passar por dificuldades. Em Mt 13.20-21, o Senhor conta que a semente que caiu em terreno pedregoso representa o tipo de “crente” que aceita prontamente fazer parte do Projeto de Deus, mas que logo desiste quando passa por alguma tribulação ou perseguição por causa da Palavra. Só os verdadeiros discípulos suportam dificuldades e perseveram em servir ao Senhor.

III. Dinâmicos na execução do Projeto de Deus.

Em Atos 5.42, somos informados que ao invés de se acanharem, os apóstolos pisaram fundo no acelerador! Todos os dias, no templo e nas casas, pregavam e ensinavam o povo. Exatamente o que fazemos hoje como Igreja Celular.

Pregar e ensinar, este é o grande Projeto que o Senhor nos confiou.

Termine este estudo orando com os discípulos, reafirmando a disposição deles em cumprirem o Projeto de Deus. Dê oportunidade aos novos de confessarem a Jesus como Senhor e Salvador.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share