Lidamos com gente todos os dias. E não há como lidar com gente sem se comunicar. Faz parte da natureza humana! Nós, seres humanos, somos seres comunicativos por natureza! E um dos segredos de conseguirmos impactar as pessoas é conseguir estabelecer uma ligação com elas. No nosso ambiente de trabalho, o nosso desempenho e o de nossa equipe depende muito de nossa habilidade no trato pessoal. E existem quatro fatores que fortalecem essa capacidade fundamental.
O primeiro deles é a tecnologia. Vivemos em um mundo cercado pela tecnologia! Todos os dias temos uma inovação, uma nova ferramenta para aprendemos a usar, algo que era tido como essencial e que ficou para trás. Mas de nada adianta termos todo esse aparato tecnológico se ele não nos ajuda a melhorar o contato entre as pessoas. Se a tecnologia nos afasta das pessoas ela não nos ajuda na tarefa de nos integrar e, então, ela simplesmente não nos serve. Precisamos usar os avanços tecnológicos para facilitar nosso dia a dia e, principalmente, nossas relações e interações com as pessoas!
Outro fator importante atualmente é a intensidade do tempo. Temos a sensação que os dias estão mais rápidos, que as vinte e quatro horas do nosso dia não são suficientes para cumprimos todos os compromissos que estabelecemos para a nossa vida. E, por isso, acabamos executando várias tarefas ao mesmo tempo. E com isso, muitas vezes, nos afundamos em nossa tarefa, em nossa correria e deixamos as pessoas de lado. Infelizmente isso acontece e muito. E isso é muito ruim para todos nós. Não deixe com que a intensidade em que vivemos os dias cada vez mais agitados nos impeça de prestar atenção naqueles que estão ao nosso redor. Muitas das vezes uma pessoa que trabalha todos os dias ao nosso lado pode ter uma inovação que se perde simplesmente porque não teve a oportunidade de apresentar isso a alguma pessoa!
Nós não somos iguais uns aos outros. E, por isso, saber respeitar as diferenças é muito importante. Para estabelecer uma comunicação eficaz é preciso estar atento a essas diferenças de cada um. Conhecer cada pessoa que o cerca é fundamental para estabelecer esse vínculo comunicativo eficaz. Além disso, saber as suas preferências culturais, ideológicas, de estilo de vida e, até mesmo, de crenças religiosas é importante nesse processo. Quando o liderado descobre que o líder o conhece e o respeita ganha ainda mais a admiração dessa pessoa e o estimula ainda mais!
O último ponto que queremos abordar nesse processo de estabelecer uma ligação eficaz com as pessoas é falar sobre a responsabilidade. Muitos problemas no trabalho que, até mesmo, terminam em ações judiciais podem ser evitados desde que os gestores lidem com eles de maneira apropriada. Só que isso exige uma comunicação que também deve ser construtiva. Para isso, queremos passar dois passos a serem implementados imediatamente.
O primeiro é que abordar os seus liderados de forma positiva faz muito bem à equipe. Ser simpático, cortês, respeitoso e sensato é algo que faz toda a diferença. Em qualquer situação, o líder precisa demonstrar segurança e confiança!
Buscar canais de compreensão e cooperação baseados na confiança e na afinidade é outro ponto importante. As pessoas precisam se sentir seguras – física, emocional e psicologicamente. Devemos transmitir às pessoas a mensagem de que elas estão seguras ao nosso lado. Nos relacionamos melhor com aqueles que dividimos um sentimento de identificação. Temos que cultivar a empatia com as pessoas todos os dias!