INTIMADO PARA O JULGAMENTO FINAL

alejandro-escamilla-4-1024x683

Portanto, você, por que julga a seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. (Rm 14.10)

QUEBRA GELO: Inicie este estudo perguntando aos presentes se alguém já compareceu a um tribunal. Havendo, entreviste estas pessoas, fazendo perguntas sobre o clima que cerca uma audiência ou um julgamento. Sobre a seriedade, gravidade e tensões que costumam marcar o contexto de um tribunal. Em seguida, declare que todos nós estamos intimados a comparecer num julgamento. O nosso próprio julgamento, que ocorrerá no tribunal de Deus.

É sobre este dia do juízo, do acerto de contas com Deus, que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 14.10-12. Todos os seres humanos comparecerão a este tribunal, todos. No verso 12, Paulo afirma que “cada um de nós, prestará contas de si mesmo a Deus”. No livro do profeta Isaías, no capítulo 14, temos o relato de que nem os reis dos grandes impérios que existiram escaparão desta prestação de contas.

Em Is 14.9-19, o profeta refere-se especificamente ao rei da Babilônia que, quando chegar ao inferno ouvirá de outros reis: “você também perdeu as forças como nós e tornou-se um de nós!” e em seguida afirma que “sua soberba foi lançada na sepultura junto com o som das suas liras e que agora sua cama é de larvas e sua coberta de vermes”. Assim, nem o arrogante rei da Babilônia escapou de prestar contas a Deus.

RECONHEÇA LOGO QUE JESUS É SENHOR!

Não sabemos muitos detalhes de como será o lugar onde ocorrerá o julgamento. Mas há algo que a Bíblia revela que todas as pessoas terão que fazer: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus.(Rm 14.11). Sim, todos terão que dobrar os joelhos e declarar que Ele é o Senhor. Ocorre que a salvação é uma dádiva para quem, pela fé, reconhece a Jesus como Senhor (cf. Rm 10.9).

ENTREGUE SUA VIDA A JESUS E VIVA PARA ELE! 

Reconhecemos que a vida na Terra é passageira e que daremos contas a Deus das nossas ações. Então, o melhor que fazemos é viver para Jesus. Eis o que o apóstolo Paulo escreveu em Rm 14.7-8: Pois nenhum de nós vive apenas para si, e nenhum de nós morre apenas para si. Se vivemos, vivemos para o Senhor, e se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Que bênção é poder viver para Jesus, servir a Jesus e pertencer a Jesus. Nem a morte poderá anular os efeitos da nossa entrega de vida a Ele. Fazendo assim, não teremos que temer quando chegar o dia da prestação de contas.

AJA COM SABEDORIA PARA COM SEUS IRMÃOS! 

Observe em Rm 14.10, que Paulo faz duas perguntas aos crentes: Por que você julga seu irmão? (se você não é o Juiz, que é Deus). Por que você despreza seu irmão? (se você também é falho e carente de misericórdia). O fato de sabermos que temos um Deus a quem prestamos contas sobre nossas vidas deve nos levar a agir com sabedoria para com nossos irmãos em Cristo. Em Rm 12.9, Paulo ordena que tenhamos amor sincero uns pelos outros.

SEJA UM DISCÍPULO DE JESUS! 

Discípulo é alguém que se coloca sob a autoridade de um discipulador, de quem aprende e a quem presta contas. O discipulador tem autoridade para avaliar o aprendizado do discípulo. Todo discípulo fiel é alguém que cuida por estar com suas contas em dia para com Deus. A Bíblia conta que Deus mandou um recado pelo profeta Isaías ao rei de Judá, Ezequias:Ponha a casa em ordem (arrume suas contas) porque você morrerá (Is 38.1). O discipulado é um exercício de manter “a casa em ordem”. Portanto, aproveite a bênção de ser discipulado e prepare-se também para discipular outros irmãos.

 

Conclua este estudo dando oportunidade aos novos de confessarem a Jesus como Senhor. Ore com eles, de preferência, dobrando os joelhos em reconhecimento do Senhorio de Jesus.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share