O Espírito Santo e nossa oração

jeremy-yap-199223-1024x683

Orar é algo muito simples e prazeroso, porém é também um forte instrumento usado pelo Senhor para guerrear contra as forças do mal. O próprio Senhor nos conduz à oração. Ele nos leva a buscar a Sua Face e derramar o coração em Sua presença. O Senhor nos desperta de madrugada para orar. Por vezes, Ele coloca um forte “peso” em nosso espírito para interceder por alguém. Ele nos dá sonhos e visões com pessoas que, às vezes, nem conhecemos e nos incita a interceder. Entretanto, para que a nossa intercessão seja eficaz, precisamos de sabedoria e muito discernimento espiritual. E isso nos é concedido pelo Espírito Santo de Deus. Quantos exemplos bíblicos temos em que Deus operou sinais e maravilhas em resposta às orações de Seus filhos, de Seu povo.

No livro de Atos, encontramos Pedro na prisão, acorrentado e guardado por quatro escoltas com quatro soldados em cada uma: não havia maior aparato de segurança do que esse. E a igreja orava unânime pela vida de Pedro. Era noite, e os irmãos estavam em vigília de oração na casa da irmã Maria. Eles oravam segundo a direção do Espírito Santo. E o impossível aconteceu: o anjo do Senhor entrou na prisão, acordou Pedro, mandou-lhe vestir a capa, calçar as sandálias e segui-lo para fora da prisão. Era tão impossível o que Pedro presenciava, que ele pensou tratar-se de um sonho. Mas era verdade! Era a resposta às orações dos irmãos. Era o próprio Deus cuidando de Seu rebanho e preservando a vida de Pedro. Era o Espírito Santo levando a igreja a pedir o milagre, que veio de maneira inesperada. O anjo levou Pedro até à rua e lhe disse que a igreja estava orando por ele. Os irmãos nem conseguiam crer. Estavam impactados com a realidade do milagre do Senhor. A Bíblia nos conta que os 16 soldados romanos foram justiçados por deixarem Pedro escapar: as autoridades romanas não podiam acreditar no sobrenatural poder da oração.

E não somente para intercedermos pelos outros, mas também em relação às nossas necessidades e fraquezas, o Espírito Santo intercede por nós junto ao Pai, conforme nos diz Paulo em sua carta aos Romanos: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que Ele intercede pelos santos” (Rm 8.26-27).

Ah, como é bom saber que temos um intercessor incansável e sábio, que nos conhece e sabe exatamente o que precisamos. Como é bom saber que o próprio Deus cuida de nossa segurança, saúde, bem-estar, vitória sobre as tentações e nos dá Sua paz nos momentos mais difíceis. Como é bom saber que dia e noite somos acompanhados pelo “Guarda de Israel”, que nos provê o suprimento para os desertos da vida, por meio de Seu Espírito Santo, aleluia! Quantos livramentos de morte e também livramentos de armadilhas para o pecado em que o Espírito Santo atuou de maneira clara em nossas vidas. Quantas histórias maravilhosas contadas por nossos irmãos mostrando o cuidado do Senhor em coisas até mesmo pequenas, mas de grande importância em nossa jornada cristã.

A história de Nick Cruz, autor do livro “A Cruz e o Punhal”, é uma narrativa de uma experiência interessante com a sua esposa, quando ainda namoravam. Nick estava apaixonado e foi a um parque com a namorada. Eles se sentiam atraídos e as experiências vividas no passado ainda estavam quentes em sua mente. Nick conta como foi “salvo” de cometer pecado com sua namorada por formigas que começaram a subir por suas pernas e a picá-lo severamente. Enquanto ele batia as mãos para matar e afastar as formigas, todo o calor do pecado foi embora. Ambos compreenderam o cuidado de Deus, a sabedoria e a atuação do Espírito Santo, e riram muito, agradecendo a Deus pelo cuidado e livramento providenciado. O Senhor conhece as nossas fraquezas e nos deu o Seu Espírito Santo para interceder por nós, em nosso favor, junto ao Pai. Isso é maravilhoso!

Agradeça a Deus pelo Seu Espírito Santo, que habita em nós e cuida de nossa integridade em todas as áreas. Todos os dias, tire um tempo em oração para ser cheio (a) do Espírito Santo, e confie em Sua atuação e proteção. Sendo guiado por Ele, você experimentará a alegria de milagres nas coisas mais corriqueiras da vida. Desfrute dessa doce companhia que nos santifica, livra do pecado, protege do inimigo e, além de tudo isso, intercede por nós junto ao Pai, por conhecer as nossas fraquezas.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share