Mesmo que o mundo esteja em crise e não haja nada que você possa fazer sobre as circunstâncias que te cercam, ainda lhe resta uma coisa: o poder de sua reação, pois você não é obrigado a ser engolido pela tempestade que essas circunstâncias causam.
Você pode optar por ver a situação por uma outra perspectiva e se firmar nela, pois essa nova visão lhe ajudará a discernir o que fazer.
Você sempre está no controle de sua mente, de seus pensamentos, sentimentos e de sua percepção, do que está acontecendo próximo de você. E, embora você não possa controlar a crise que agita tudo ao seu redor, com certeza pode controlar o modo como se raciocina sobre ela, pois a forma como você avalia alguma coisa determina como reage a ela.Tudo é uma questão de percepção.
A física estabelece uma lei denominada “Lei da ação e reação”, que diz: “Toda ação provoca uma reação de mesma intensidade e sentido contrário”. Mas você pode contrariar a lei física e não aceitar, ou se submeter a uma provocação; você pode trazer à sua memória aquilo que te dá esperança, e, nesse caso, há uma outra lei ou princípio, que a Palavra de Deus chama de “lei da semeadura”, que diz: “Tudo que você plantar é isso que você vai colher”. E, falando em coisas que nos dão esperança, vale a pena lembrar que “com a medida com que medimos nos medirão também”.
Nossas ações provocarão reações, e vice-versa.
Vivemos mais daquilo que pensamos sobre os acontecimentos, da nossa perspectiva sobre as circunstâncias que nos cercam, do que dessas mesmas circunstâncias. O mais importante não é o que acontece a você, mas o que você faz a respeito do que lhe acontece. Assim, sua reação é mais importante que sua própria vivência ou experiência.
Lembre-se: não fazer nada é uma opção, mas, se você precisa reagir, você precisa fazê-lo de forma correta e eficaz.