O privilégio de levar pessoas a Jesus

img

Filipe encontrou Natanael e lhe disse: Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José. (João 1.45)

QUEBRA GELO: Assim como aconteceu com os apóstolos, geralmente, tivemos alguém que nos falou de Jesus e que se esforçou para nos apresentar o Evangelho. Comece este estudo dando oportunidade a cada um de dizer quem foi a pessoa que Deus usou com esta finalidade. Em seguida, mostre a narrativa bíblica que conta como André, Pedro, Filipe e Natanael se tornaram discípulos de Jesus.

Foi João Batista quem por duas vezes indicou a Jesus como o Cordeiro de Deus (Jo 1.29 e 35). André foi uma das pessoas que ouviu esta indicação de João e por isso seguiu a Jesus até a casa onde se hospedava. Após conhecer o Messias, André apressou-se em levar Simão Pedro até Jesus. O mesmo ocorreu com Filipe, que foi em busca de Natanael para que este conhecesse o Messias.

O problema das fortalezas mentais:

Quando Filipe falou de Jesus para Natanael, que era da cidade de Caná, ele incluiu nas informações que Jesus era de Nazaré. A resposta de Natanael revela um grande preconceito: Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? (v. 46).

Nazaré era uma cidade muito pequena, sem expressão, lugar de moradia de gente simples. Pois na mente de Natanael o Messias jamais poderia escolher uma cidade como Nazaré para viver. O preconceito é uma espécie de fortaleza mental que se estabelece nas pessoas e as impede de conhecer o Evangelho do Reino.

Conforme as Escrituras, o Diabo age neste sentido, de obscurecer o entendimento das pessoas, estabelecendo fortalezas em suas mentes (preconceitos) para que estas não reconheçam a glória do Evangelho (cf. II Co 4.4). Foi graças à perseverança de Filipe que Natanael, apesar do preconceito, foi até Jesus.

Deus não faz acepção de pessoas:

Eis as palavras de Jesus ao ver Natanael: Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há engano. (v. 47). Ao ouvir estas palavras, Natanael perguntou: de onde me conheces?Pode ter certeza de que Deus também conhece intimamente cada uma das pessoas que está em sua célula hoje. Ele não faz acepção (que é a mesma coisa que agir com preconceito). Por outro lado, Ele transforma as vidas.

É sobre esta transformação que Jesus fala com Natanael. A palavra “engano” em hebraico éyaqeboni. Esta palavra é muito próxima do nome Jacó, Yaqob. Inclusive, o irmão de Jacó, Esaú, ao ser enganado pela segunda vez, fez um trocadilho com o nome do irmão em Gênesis 27.35 – porque Jacó era um “enganador”. Porém, em Peniel, numa madrugada, Deus transformou a vida de Jacó e lhe deu o novo nome, Israel. O significado de Israel é muito especial, tem a ver com a condição de lutar junto de Deus e vencer. Deus não faz acepção de pessoas, mas transforma as pessoas, tirando-as do engano e tornando-as vencedoras.

Deus vê o que acontece “sob a figueira”!

Quando Natanael perguntou a Jesus “de onde me conheces?”, Jesus surpreendeu com a resposta: Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar. (v. 48). Diante destas palavras, as fortalezas mentais de Natanael caíram e, imediatamente, ele reconheceu que Jesus era o Messias, o Rei de Israel. Não temos como saber o que Natanael passou sob aquela figueira. O certo é que os olhos de Jesus já estavam sobre aquele homem sem que ele o soubesse.

Deus quer abrir os céus sobre você:

Nos versos 51 e 52, Jesus declara que os propósitos de Deus eram grandes e menciona uma visão que o mesmo Jacó teve, em Gênesis 28, dos céus abertos e anjos descendo e subindo por uma escada. Céus abertos significam o favor de Deus sobre nós. Os anjos são servos de Deus que Ele usa para nos abençoar.

Antes de concluirmos, pense agora nas pessoas que estão “sob a figueira”, talvez atravessando a maior crise de suas vidas. Estar sob a figueira pode significar uma grande angústia ou desespero. Tais pessoas precisam que sejamos como Filipe, a fim de que elas conheçam a Palavra e o Poder de Deus, que derruba fortalezas e transforma as vidas.

Termine este estudo orando com as pessoas, levando cada um a interceder por pessoas que deseja trazer para a célula. Dê oportunidade aos novos de se entregarem a Jesus como salvador.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share