O Senhor quer te usar para pescar vidas

img

Tendo acabado de falar, Jesus disse a Simão: Vá para onde as águas são mais fundas, e a todos: Lancem as redes para a pesca. Simão respondeu: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes.  Lucas 5.4-5

QUEBRA GELO: Comece este estudo perguntando aos participantes de sua célula:Multidões buscavam a Jesus, conforme a Bíblia. O que de tão especial Jesus tinha para atrair as pessoas?

Dê oportunidade para que as pessoas compartilhem suas opiniões. Em seguida, mostre em Lucas 5.1 a informação que temos ali registrada: e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Sim, o texto bíblico conta que A Palavra de Deus era o que mais atraía as pessoas a Ele!

No mesmo Evangelho de Lucas, 4.36, temos a interrogação das pessoas: que palavra é esta?. Em João 7.46, os guardas do templo, que haviam sido enviados para prender Jesus, retornaram comentando: Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala. Jesus tinha uma Palavra cheia de autoridade e poder. Esta Palavra está registrada na Bíblia e hoje é repartida nesta célula.

Ser “pescador de homens” é permitir-se usar por Deus para levar esta Palavra ao conhecimento de outras pessoas. Deus quer que cada um de nós se constitua, também, num pescador de homens, num porta-voz da Sua Palavra.

  1.  Um pescador precisa “lavar as redes” (Lc 5.2).

Todo pescador sabe que se as redes não forem lavadas, elas apodrecerão e perderão a utilidade. Por isso os pescadores estavam lavando as redes naquela manhã quando Jesus ministrou à margem do Lago de Genesaré.

Lavar as redes significa abandonar o pecado. Um “pescador de homens” não pode deixar que o pecado suje sua vida. É preciso ter o hábito de todos os dias buscar em Deus perdão para os pecados e resistir às tentações.

  1. Um pescador de homens precisa ser discipulado (Lc 5.3 e 10).

Observe o detalhe no texto bíblico de que Jesus utilizou do barco de Simão para poder ministrar ensinamentos à multidão. Jesus ensinava as pessoas princípios de vida, de como viver em Deus e para Deus. Por isso ele foi chamado nesta ocasião (v. 5) e em tantas outras de Mestre. Quando o Mestre chamou Simão para andar com Ele, estava implícita nesta chamada o tornar-se um discípulo de Jesus.

Ser discípulo é se colocar na condição de aprendiz. Um pescador de homens é alguém que se coloca na condição de discípulo, de alguém que quer aprender os princípios de vida em Jesus.

III.  Um pescador de almas é esforçado e obediente (Lc 5.5).

Simão e os demais pescadores haviam trabalhado a noite inteira. Estavam com seu expediente encerrado. Inclusive, iriam para casa de bolsos vazios, porque apesar do trabalho exaustivo, não pegaram nenhum peixe. Observe as palavras de Simão: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo…”.

Simão decidiu romper seus limites físicos e lançar-se novamente às águas, inclusive indo para onde Jesus o mandou, às águas mais profundas do lago. Ele não arrumou desculpas. Foi esforçado e obediente. E por isso foi abençoado com uma grande pescaria.

Aprenda esta lição. A prosperidade do Senhor é reservada aos discípulos esforçados e obedientes. Estas são características marcantes dos pescadores de homens.

  1. Um pescador de homens é sábio nas decisões. (Lc 5.10 e 11).

O que é sabedoria? É a capacidade de decidir certo. Todos somos forçados a tomar decisões e são estas decisões que determinam rumos e resultados em nossas vidas. Por isso há na Bíblia 330 vezes a expressão “se você…”. Ou seja, existem muitas escolhas à nossa frente. Temos que decidir o que fazer.

Ao retornar da pesca, com dois barcos lotados de peixes, Simão ajoelhou-se diante de Jesus e disse: Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!. A resposta de Jesus foi recheada de esperança a Simão. Jesus mostrou a ele que havia uma escolha, que Simão poderia optar: continuar pecador e longe do Senhor ou segui-lo e tonar-se seu discípulo. Simão foi sábio em sua decisão e escolheu aproveitar a oportunidade que Jesus lhe deu.

Certamente, o Senhor que tornar cada participante de sua célula num pescador de homens. Conclua este estudo fazendo um convite a estas pessoas. Que cada uma decida sabiamente render ao Mestre e Senhor e tornar-se discípulo e pescador de homens.

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share