Oração de confissão

img

Nós brasileiros todos os dias tomamos um reconfortante banho e trocamos nossas roupas. No calor, um banho para refrescar, e, no inverno, um banho quentinho para nos aquecer e relaxar nossos músculos, trazendo bem-estar. Esse costume saudável nos prepara para o dia de trabalho ou nos descansa ao fim da jornada diária. Como é bom tomar banho e trocar de roupa! Como é bom sentir-se limpo e perfumado! Entretanto, é desagradável tomar banho e vestir a mesma roupa, principalmente, se estiver muito suada ou suja. Continuaremos com a sensação de sujeira no corpo e não teremos a suave sensação de leveza.

Assim como precisamos de limpeza diária para o corpo, também precisamos de limpeza diária para nossa alma, para o nosso “homem interior”. Precisamos nos limpar no sangue do Cordeiro, único meio de perdão e purificação de toda injustiça ou iniquidade (1Jo 1.9). E, com o coração limpo, precisamos também de vestes limpas. Nossas vestes são atos de justiça. São nossas obras, boas obras feitas para a glória do Senhor. Nossas atitudes, ações e reações diante dos desafios de cada dia devem mostrar amor, humildade e obediência à Palavra de Deus.

A oração que nos leva a receber o perdão e a alinharmos nosso foco é a oração de confissão. O crente não deve e não pode dormir com pecado, viver e andar nele e acariciá-lo. Pelo contrário, deve rejeitar o pecado, confessá-lo e abandoná-lo completamente. Isso significa limpar o coração, buscar a pureza e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). A mais linda história que nos ilustra essa verdade é a parábola do filho pródigo. Jesus conta a história de um filho que desprezou a casa do pai e dissipou todos os seus bens no mundo, no pecado. Quando o dinheiro acabou, ele não tinha amigos verdadeiros e passou a comer a comida dos porcos para não morrer de fome. Então, caiu em si e resolveu voltar para casa. Sentiu o peso de seu pecado, viu que não era merecedor de perdão e nem tinha mais direito à herança alguma. Ele pensou em pedir perdão e ser tratado como um empregado, pois, pelo menos, teria comida e segurança na casa do pai.

Jesus contou esse encontro emocionante do filho pródigo com seu velho pai: “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, veste-o, pendo-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos” (Lc 15.20-23). A alegria voltou ao coração do jovem filho. A alegria encheu o coração do pai com o seu regresso arrependido. A alegria encheu a casa, que aguardava todos os dias o seu retorno. E houve festa e muita alegria.

A alegria vem quando o coração se arrepende e confessa o seu pecado. A confissão diante do Senhor encontra o amor de Deus em Cristo e o sangue de Jesus limpa, lava, redime, purifica e traz a paz. A paz com Deus, a paz consigo mesmo e a paz com o próximo, pois o pecado fora confessado e abandonado. Agora é festa no coração perdoado. Festa na terra e nos céus, mesmo em meio a incompreensões e acusações. O perdão traz a segurança para o pecador arrependido, aleluia!

A oração de confissão deve ser feita se pecarmos. Não precisamos e nem devemos pecar, mas, se pecarmos, devemos orar confessando, arrependidos, e nos lavar como num gostoso banho, trocando a roupa suja e colocando vestes limpas e puras. Pensando nisso, que tal experimentar agora uma limpeza espiritual, manter seu coração limpo e perfumado com a fragrância da presença do Senhor em sua vida? Sinta o bem estar da limpeza interior. Ore diariamente: “Pai, perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores (…)” (Mt 6.12). Experimente manter o coração limpo e você verá o Senhor em todos os seus caminhos: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8). Que tal um banho agora?

Gostou deste artigo? Não esqueça de compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja também

Culto de 08 de Abril de 2020

Pastor Filipe Costa Quarta-feira, 08 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share on

Culto de 05 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=juYynY-AlDY Pastor Filipe Costa Domingo, 05 de Abril de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 01 de Abril de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=kv_lebMhTN8 Pastor Eli Edson Quarta-feira, 01 de Abril de 2020 18h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share

Culto de 29 de Março de 2020

https://www.youtube.com/watch?v=KVksoSZ4w28 Pastor Filipe Costa Domingo, 29 de Março de 2020 19h30 Inscreva-se no canal Preciso de oração Share on facebook Compartilhar Share