Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Genesis 6:14,15
O livro de Gênesis nos trás o relato de como Deus salvou Noé e sua família do grande dilúvio. Percebemos ao ler este capítulo como Deus reconhecia a integridade de Noé e sabia desde o inicio que ele sempre manteria o FOCO Nele e em Seus planos.
No dicionário o significado de FOCO é: ter um objetivo, ser determinado a alcançar ou atingir uma meta, ter prioridade em fazer algo não desvirtuando para outro caminho.
Sabemos que manter o foco nos sonhos e planos de Deus para nós nem sempre é fácil. Passamos por dificuldades e ás vezes até somos humilhados e zombados. Noé também passou por tudo isso, foram vários anos de trabalho na arca, seus vizinhos e conhecidos também tiravam sarro dele, zombavam, não acreditando que aqueles eram planos de Deus para sua vida.
Entendo e acredito que durante a construção pode até ter passado pela cabeça de Noé ter feito algo diferente do que Deus o pediu, talvez um jeito mais rápido para prender as tábuas ou usar um tipo de madeira diferente que fosse mais fácil de serrar. Mas não, ele sempre ouvia e seguia atentamente as instruções do Senhor, mantendo o FOCO do inicio ao fim à vontade de Deus.
Continuando a leitura no versículo 16: “Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.”
Em cerca de aproximadamente 170 metros de arca, Deus mandou que fosse construída apenas UMA janela no teto, era uma janela pequena e estreita de onde só podia ser visto o céu, onde entrava um pouco de luz e nada mais.
Novamente poderia ter passado pela cabeça de Noé ter feito diferente, afinal a sua família e até os animais que ali seriam colocados precisariam respirar ar puro. Mas na realidade a intenção de Deus ordenando que fosse construída somente uma janela foi justamente para que Noé mantive-se o FOCO.
Podemos imaginar o que o mundo estava vivendo naquele momento, cidades inteiras sendo devastadas pelo dilúvio. Com certeza se ouvessem ali janelas laterais Noé e sua familia assistiriam a tudo aquilo e talvez se sentiriam tentados a sair do FOCO, a agir fora dos planos de Deus para suas vidas.
Trazendo esta passagem aos dias de hoje te convido a pensar quantas vezes acabamos perdendo o FOCO e deixamos que algumas “janelas laterais” nos desviem e nos distraiam.
Precisamos entender que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Que enquanto estivermos olhando apenas por aquela janela, por mais pequena e estreita que seja, focando os céus e focando a luz de Deus, que enquanto estivermos focados nos Seus planos para nós, podemos ter certeza que assim será cumprida a vontade do Senhor para nós e para nossa vida.
Deus abençoe.
Discípulo Bruno Tallarico