Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste(…). Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. (…) Ó Deus como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Quando acordo ainda estou contigo” (Salmo 139,13-18)
O salmo 139 é uma oração de louvor e ação de graças que humildemente dá sentido ao conhecimento que Deus tem de nós. Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco.
O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança. Aqui e em Hebreus 4,13, o escritor confessa a sabedoria de Deus, que conhece as atitudes e pensamentos do coração. Deus está tão intimamente presente que nada podemos lhe esconder.
A presença do Senhor nos dá conforto e segurança. Ele prometeu: “…De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). Quem nos conhece de maneira mais completa? Quem nos amou de maneira mais intensa? Quem cuida tão bem de nós?
No Salmo 139, lemos que o rei Davi pensou na preciosa presença de Deus. Ele escreveu: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar […]. Se subo aos céus, lá estás…” (vv.1-3,8).
Não importa o que acontecer conosco, temos a certeza: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46:1). Abra os seus olhos e o seu coração. Ele está presente.